Ovelha parda
que pastas na erva
Não comas à tarde
nem pela manhã
A flor da adelfa
A flor da adelfa
Que aparece em Junho
Bela e venenosa
Diz-te quem o sabe
É espinho e rosa
É espinho e rosa
que estão num jardim
ouve lá vaidosa
chega-te pra lá
não venhas pra mim
não venhas pra mim
que de ti estou cheio
sou sincero e franco
por ti já passei
muita noite em branco
muita noite em branco
e dias sem tino
sou franco e sincero
por ti já chorei
como um menino
![](http://4.bp.blogspot.com/-vVvJBriDvq8/TfDaKh4fJ0I/AAAAAAAAAEE/VSwVFKf4j_8/s320/rododendro.jpg)
É um arbusto que se crê conter toxinas prejudiciais ao gado. As cabras evitavam comer das suas partes, conta-se. São variadas também as referências populares jocosas ao veneno: ‘estava a fazer-te falta era um chá de adelfa com cogumelos de cão’, ou ‘tens de fazer uma sebe com adelfas para as ovelhas não fugirem’ .
O género Rhododendron está amplamente espalhado, a maior diversidade ocorre na cordilheira dos Himalaias, havendo também outras zonas nas montanhas da Indochina, Japão e Taiwan. Existem também várias espécies na América do Norte e na Europa e espécies tropicais que crescem no sul de Bornéu e Nova Guiné. Crescem bem em solos ácidos, produzindo grandes flores em forma de trompa e folhas ovaladas. A maioria dos rododendros florescem durante um curto período de tempo anualmente, durante o qual adquirem cores muito vivas.
Em Monchique vigora o conceito da raridade da adelfa, como se fosse uma planta quase exclusiva das encostas da Fóia e da Picota mas uma consulta a vários ‘sites’ contradiz esta tese. Antes dá a ideia de se tratar de uma praga em determinados locais.
Por cá e por enquanto é uma espécie protegida. A proposta do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) para o habitat no âmbito da Rede Natura 2000 sugere o nome de adelfeira a essa planta. http://portal.icnb.pt
![](http://4.bp.blogspot.com/-L-zEeBdK8pU/TfDavfZMORI/AAAAAAAAAEM/w4gEFt6Pr6Q/s200/nerium.jpg)
Embora de ordens taxonómicas distintas as duas plantas confundem-se no âmbito do folk-lore: loendro e rododendro.
Sem comentários:
Enviar um comentário