No dia 1 de Maio de 2011 comemorou-se, na Vila de Monchique, o dia do trabalhador. Aqui, desde há muitos anos, no dia 1 de Maio, as pessoas para combinarem o piquenique do dia do trabalhador, diziam, em código, "vamos desmaiar". Juntava-se a família e amigos, fazendo-se um piquenique do qual os enchidos da região fazem parte e, como sempre, o Bolo do Tacho não podia faltar.
![]() |
Trabalhadores |
Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador. As origens do Dia do Trabalhador não são muito recentes. A história deste dia começa no séc. XIX.
Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, que chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde! Havia já algum tempo que os reformadores sociais (os que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal seria dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.
Com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) juntaram-se nas ruas para protestar contra as más condições de trabalho.
![]() |
Manifestação de 1 de Maio de 1886 |
A manifestação devia ter sido pacífica, mas resultou em feridos e mortos, tendo ficado conhecidos como os Mártires de Chicago. Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago". Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!
Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.

Sem comentários:
Enviar um comentário